Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/09/2007
Costuras no tecido do espaço-tempo à parte, o fato é que a grande maioria dos internautas não quer nem saber de voltar no tempo - pelo menos não mais do cinco ou dez anos. Afinal, quem pode imaginar viver num mundo sem o Google a sua ferramenta de busca favorita?
Mecanismo de buscas da Química
É inegável a revolução que os índices eletrônicos, mais conhecidos como mecanismos de buscas, provocaram na disseminação da informação e do conhecimento. É por isso que um grupo de químicos acaba de criar o ChemxSeer - da mesma forma que os mecanismos de busca tradicionais procuram palavras, o ChemxSeer procura moléculas. O programa deverá ser um facilitador de enorme valor para pesquisadores e estudantes.
Mais especificamente, o novo programa de buscas da Química procura fórmulas químicas. Ele é capaz, por exemplo, de saber com 90% de certeza quando a palavra "He" está se referindo ao pronome pessoal "Ele" em inglês, ou ao elemento químico hélio. E se você digitar CH4 certamente encontrará referências ao metano e não ao canal 4.
Encontrando fórmulas químicas
"O novo algoritmo de buscas também é capaz de identificar compostos químicos com diversas formas de representação de suas fórmulas, assim como subestruturas relacionadas," explica o professor Lee Giles, da Universidade da Pensilvânia, onde o ChemxSeer foi desenvolvido.
O programa, por exemplo, encontrará as referências ao metano que estiverem tanto no formato CH4 quanto no formato H4C, o que não acontece nas ferramentas de busca tradicionais.
O ChemxSeer é parte do mesmo projeto que já havia lançado um mecanismo de buscas capaz de encontrar dados e informações em tabelas (veja Mecanismo de busca de código livre encontra dados em tabelas).