Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/10/2006
Se você é programador de computador, certamente já ouviu falar da linguagem Python. Talvez saiba também que ela é utilizada para construir a maior parte da programação do Google.
Agora, cientistas europeus querem transformar a Python em uma espécie de linguagem universal da programação. "A Python é freqüentemente utilizada como uma linguagem "cola" - ela funciona em inúmeras plataformas, de dispositivos móveis a mainframes," diz o pesquisador Holger Krekel.
Krekel e seus colegas do Projeto PyPy criaram uma nova versão da Python que é mais fácil de programar do que a original. Como a famosa linguagem C, a Python original é baseada no pressuposto de que quem deve fazer o trabalho duro é o programador e não o computador - isso gera programas pequenos, eficientes e que rodam extremamente rápido.
A implementação da PyPy está completa e os pesquisadores já desenvolveram um grande conjunto de ferramentas para testar e validar os programas construídos nesta nova extensão da linguagem.
"Nós agora precisamos melhorar a velocidade e ampliar o número de ambientes onde a PyPy pode compilar. É um desafio técnico medonho e nós estamos empregando os maiores esforços nesse desafio," diz Krekel.
O que torna o trabalho mais desafiador é que os cientistas desejam que a PyPy integre um sistema de compilação "just-in-time", que permitirá que os programas sejam otimizados à medida em que rodam no ambiente de destino.
O projeto PyPy é de código-aberto e os pesquisadores agora esperam contar com a colaboração da comunidade mundial de programadores para atingir seus objetivos.