Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/09/2006
Pesquisadores do Instituto Fraunhofer, Alemanha, demonstraram a primeira versão funcional de seu sistema que permite movimentar o mouse apenas com os olhos. Batizado de Eycin ("Eye-Controlled Interaction"), o sistema interpreta o movimento da pupila do usuário.
Uma câmera de vídeo rastreia o movimento da pupila a uma distância de cerca de um metro. Um programa de computador analisa as imagens da câmera e transforma o movimento dos olhos em coordenadas da área visualizada. O processamento é extremamente rápido, o que faz com que o ponteiro do mouse se movimente de forma suave, sem os trancos e paradas das demonstrações anteriores.
Só que o cálculo do movimento foi fácil de ser feito; difícil foi emular o clicar do mouse. Os pesquisadores resolveram o problema criando "áreas sensitivas", porções da tela para as quais o usuário olha por um determinado tempo, o que faz com que o programa interprete a ação como um clique sobre o local onde o ponteiro do mouse se encontra.
Para diminuir a quantidade de cliques indevidos, os pesquisadores fazem com que as áreas sensitivas mudem de cor duas vezes antes de acionar o clique. Assim o usuário pode olhar para outro lugar antes que ocorra uma ação indesejada.
Outro grande desafio foi filtrar os inúmeros e quase imperceptíveis movimentos que o olho faz constantemente, de forma independente da vontade da pessoa.
As principais utilizações do novo sistema, segundo os cientistas, serão no auxílio a pessoas paraplégicas, que poderão passar a utilizar o computador apenas com os olhos, bem como trabalhadores de manutenção, que normalmente precisam ter equipamentos nas mãos e acionar os programas de acompanhamento e controle.