Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/01/2005
Um dos maiores obstáculos ao ensino à distância por meio da Internet é a dificuldade em se assistir a palestras. Vídeos de alta resolução demoram muito para serem baixados, mas um vídeo de baixa resolução deforma o rosto e as mãos do palestrante, tornando a apresentação pouco realista.
Agora uma equipe de pesquisadores da Universidade de Ohio, Estados Unidos, chefiada pelo Dr. James Davis, está utilizando personagens conhecidos da TV norte-americana para testar um programa que quer acabar com esse problema.
"Quando nos comunicamos, nós dizemos muito com nossa face e com nossas mãos," afirma Davis. "Nossa voz, nossos gestos e expressões faciais estão todas interligadas. Se eu estou assistindo a uma palestra e estou tentando aprender algo, eu preciso ser capaz de ver o rosto e as mãos do palestrante."
Ele e um de seus estudantes criaram um novo programa de computador que foca justamente o rosto e as mãos do apresentador, deixando-as com alta qualidade, enquanto retira um pouco da qualidade do que é acessório na imagem. O resultado é que o vídeo leva mais informação significativa sem exigir maior largura de banda.
O programa consiste em um conjunto de algoritmos que foi inserido em um codificador MPEG "open-source". O estudo, assinado por Davis e seu orientando Robin Tan, foi publicado no periódico científico Computer Vision and Image Understanding.