Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/08/2004
Um projeto criado para gerar gráficos tridimensionais de grandes dimensões, idealizado por cientistas da Universidades de Stanford, Virginia e Charlottesville, todas nos Estados Unidos, acaba de ser colocado gratuitamente à disposição do público, no formato de código-livre ("open-source").
A nova plataforma foi batizada de Chromium. Seu nome baseou-se no nome original do projeto, que era "Clustered Rendering" (renderização em clusters); a sigla CR é também o símbolo do elemento químico cromo. Renderização é o processo de geração de imagens digitais virtuais, como as utilizadas em animações e no cinema.
A plataforma Chromium permite que aplicações gráficas bi e tridimensionais tirem vantagem integral dos clusters - conjuntos de computadores comuns que, ao funcionarem interligados e de maneira sincronizada, fazem o papel de supercomputadores.
O sistema permite que a maioria das aplicações já desenvolvidas para computadores individuais rodem em clusters sem nenhuma modificação, além de permitir a criação de novas aplicações gráficas que explorem a capacidade total do processamento paralelo dos clusters.
Desde sua disponibilização no formato código-aberto, o sistema Chromium já teve cerca de 18.000 downloads, tornando-se extremamente popular para um aplicação desse porte.