Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/05/2004
Gerenciar e dar manutenção em diversas variantes de um programa de computador, por vezes fazendo-o conviver com sistemas antigos, não é uma tarefa fácil. Mas uma nova plataforma de código livre para desenvolvimento de software oferece uma solução alternativa à manutenção de múltiplas versões.
"Antes do advento dos programas de código aberto, o maior desafio para os desenvolvedores de software era lidar com novas versões de seus programas," afirma Rémi Coulon, diretor de uma das empresas que criaram a nova plataforma. "Agora, à medida em que mais e mais componentes de código aberto estão sendo utilizados nos programas, eles também têm que lidar com variantes desses componentes - os quais eles mesmos criaram ao adaptá-los e customizá-los para suas próprias aplicações."
Os problemas surgem à medida em que os componentes de código livre evoluem, assim como o próprio software do desenvolvedor também evolui. Mantê-los sem incompatibilidades é a tarefa a que se propõe o programa MECASP.
Ao contrário dos softwares de controle de versão tradicionais, adequados para o acompanhamento de um processo linear de evolução, no qual uma versão sucede outra no mesmo grau de importância, a nova plataforma MECASP consegue cuidar de programas que evoluem em forma de árvore, lidando com n versões e n variantes.
A plataforma, construída em Java, tem três camadas: a base de dados de desenvolvimento, um repositório para todas as alterações no software que precisam ser monitoradas e gerenciadas e a interface visual para a navegação. Além, é claro, dos editores e compiladores. O público-alvo da MESCASP são desenvolvedores de software, integradores e usuários avançados.