Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/02/2003
A empresa japonesa Matsushita Electric Industrial Co., mais conhecida pela marca Panasonic, anunciou o desenvolvimento de uma nova tecnologia para reprodução de sons em três dimensões, voltada para aplicações em fones de ouvido. A pesquisa foi realizada juntamente com a Universidade de Kobe (Japão).
A nova tecnologia permitirá que os usuários desfrutem de toda a qualidade dos sons "surround" (5.1) e estéreo em um fone de ouvido, da mesma forma que esses sons podem hoje ser apreciados nas salas de cinema mais modernas. Mas a melhor notícia para os usuários é que eles nem sequer precisarão comprar novos fones. A tecnologia permite a utilização de fones tradicionais.
Embora o "surround" 5.1 esteja se tornando padrão, graças à proliferação dos DVDs, a reprodução desses sons a partir de equipamentos portáteis, incluindo PCs, sons para automóveis e toca-discos, são difíceis de se conseguir sem a utilização de alto-falantes. Até agora, a colocação do fone de ouvido é crítica na determinação de como o som é transferido. Algumas vezes os ouvintes percebem o som como se ele estivesse dentro de suas cabeças, ou à sua frente ou ainda atrás. Isto torna cansativa a utilização de fones de ouvido durante longos períodos.
A nova tecnologia corrige alterações nas características do som que ocorrem no canal do ouvido quando os usuários utilizam fones comuns. Isto resulta em um som com a mesma qualidade de reprodução que a conseguida com a utilização de altos-falantes. O ouvinte tem sempre a sensação de que o som está fora e não dentro de sua cabeça, o que não produz cansaço.
A solução por software, que roda em um PC normal, já foi transferida para um chip, estando pronta para ser incorporada nos novos lançamentos da empresa.