Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/07/2002
Cientistas japoneses acabam de anunciar o mais rápido computador do mundo. E para não deixar margem a dúvidas, o Earth Simulator (Simulador da Terra) foi 5 vezes mais rápido do que o Asci White, o ex-campeão, produzido pela IBM.
O Earth Simulator foi construído pela NEC para o Earth Simulator Center, em Yokohama, com o objetivo de efetuar simulações e previsões de clima e terremotos. A intrincada relação entre a atmosfera terrestre, os oceanos, a crosta terrestre é impossível de ser recriada em laboratório. A única forma capaz de dar ao homem um melhor entendimento dessas relações é através da simulação, que verifica como a alteração em uma ou mais variáveis influencia todas as demais. Mas mesmo os supercomputadores até agora existentes eram incapazes de efetuar tamanha quantidade de cálculos.
O Earth Simulator trabalha através da criação de uma teia virtual, partindo do Equador e se estendendo sobre a toda a superfície da Terra. A teia possui uma malha de apenas 10 quilômetros, o que permitirá aos cientistas a análise de aglomerações de nuvens muito menores do que as que eram possíveis até agora. Seu poder de cálculo é capaz de analisar os movimentos das correntes marítimas num período de mil anos e efetuar previsões de tempo e de terremotos de até 180 dias.
Alguns números do Earth Simulator:
Você pode acompanhar o que acontece nesse fechado clube de supercomputadores no TOP500, um site especialmente construído para acompanhar os 500 maiores computadores do mundo.