Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/12/2003
A empresa norte americana Boeing, contratada pela NASA, testou com sucesso o protótipo de um novo motor de foguete, que deverá substituir os atuais motores a hidrogênio reutilizáveis e que equipam os ônibus espaciais.
O RS-84 é uma das duas alternativas estudadas pela NASA para a substituição dos foguetes reutilizáveis e deverá ser alimentado por querosene e não por hidrogênio (a outra opção é o COBRA) O querosene, além de mais barato, tem alto desempenho e alta densidade, o que significa que será necessário menos combustível para proporcionar uma força propulsiva maior do que as tecnologias atuais.
O protótipo do foguete, ainda em sub-escala, atingiu uma pressão na câmara de combustão de 6.800 libras por polegada quadrada, o nível mais alto até agora atingido com essa tecnologia. O protótipo tem cerca de um quinto do tamanho do motor real, que deverá voar em 2.007.
Os maiores benefícios do projeto RS-84 são um desenho mais compacto do motor, maior facilidade no manuseio e no abastecimento de combustível e menor tempo de manutenção entre os lançamentos. Todos esses ganhos se traduzirão em menores custos de lançamento.