Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/04/2003
Segredo espacial
A empresa Scaled Composites (Estados Unidos), divulgou nesta semana a existência de um programa espacial privado, com vistas a participar de várias competições internacionais, que oferecem grandes prêmios para projetos espaciais privados, como o XPrize.
Futuramente o programa poderá ser utilizado para fins comerciais, embora a empresa afirma que irá utilizá-lo em vôos turísticos. O programa de pesquisas foi totalmente feito em segredo e já possui sua própria fábrica há dois anos.
O anúncio foi feito após a realização, com sucesso, do primeiro vôo de testes, bancado pela empresa Virgin Galactic.
Nave Espacial 1
O programa inclui um lançador ("White Knight": Cavaleiro Branco), uma nave ("SpaceShipOne": Espaçonave Um), foguetes de propulsão e aviônica, além de simulador e elementos de suporte em terra.
Não houve testes em túneis de vento, sendo todo o projeto e testes pré-vôo feitos em simulações por computadores.
Fundada em 1982 por Burt Rutan, o programa espacial da empresa agora inclui Maxim Faget, projetista da NASA desde o projeto Mercury até as missões Apolo, e o turista espacial Dennis Tito, que viajou ao espaço a bordo da nave russa Soyuz.
Conceitos inovadores
O programa reune uma série de conceitos inovadores que, embora já em testes por várias agências espaciais governamentais, é novidade em um sistema que se pretende operacional nos próximos meses.
O White Knight é um avião de grandes asas, movido a turbinas, destinado a levar o SpaceShipOne a uma grande altitude.
A partir daí é feito o lançamento da nave, que aciona seus foguetes para alcançar vôos suborbitais.
O foguete também é do tipo híbrido, conjugando combustíveis sólidos e líquidos, com tanques quase totalmente reutilizáveis, uma vez que a nave volta integralmente ao solo.