Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/02/2003
A NASA divulgou os requerimentos básicos para o Avião Espacial Orbital (Orbital Space Plane - OSP), a próxima geração de veículos espaciais responsáveis pelo transporte de astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS). Estes requerimentos básicos estabelecem o conjunto fundamental de condições a serem atendidas na construção do veículo e de seus sistemas associados.
Os requerimentos de nível 1 para o OSP foram desenvolvidos baseando-se nas missões da Nasa, como definido no Plano de Transporte Espacial Integrado, em sugestões da indústria e do Departamento de Defesa. A versão final do documento, revisado em múltiplos níveis dentro da própria instituição, foi aprovado pela Administração da agência espacial.
"Este é um importante primeiro passo rumo a tornar realidade o Plano de Transporte Espacial Integrado," disse o vice-administrador da NASA Frederick Gregory. "O Avião Espacial Orbital irá nos dar a flexibilidade necessária para enviar e retirar a tripulação da ISS com segurança e eficiência. Estes requerimentos iniciais ajudam a traçar um sistema claro que irá complementar de maneira significativa as capacidades de nossa atual frota de ônibus espaciais," disse ele.
Quaisquer mudanças futuras nos requerimentos de nível 1 deverão ser submetidas e aprovadas pelo conselho executivo da NASA. O programa está atualmente desenvolvendo os requerimentos de nível 2 para o OSP. Ao contrário dos requerimentos de nível 1, que foram definidos pela NASA, os requerimentos de nível 2 serão definidos pelo Programa e serão detalhados em um documento intitulado Documento de Requerimentos do Sistema, que deverá ser disponibilizado ainda em 2.003.
Veja abaixo o documento completo:
Programa Avião Espacial Orbital - Requerimentos de Nível 1
Missão
O veículo e sistemas associados irão atender às necessidades norte-americanas para a ISS para resgate de tripulação, transporte de tripulação e carga.
Requirementos
1. O sistema, que deverá incluir múltiplos veículos, deverá fornecer capacidade de resgaste (incluindo evacuação médica e evacuação de emergência) para não menos do que quatro tripulantes da ISS tão breve quanto possível, mas no máximo em 2.010.
2. O sistema deverá oferecer capacidade de resgate que permita o retorno seguro de membros da tripulação feridos, doentes e fora de condições normais com tratamento de emergência até a chegada a um centro médico definitivo dentro de 24 horas. Não deverá ser exigido que a tripulação utilize uniformes no veículo, mas o veículo deverá oferecer suporte para as vestimentas dos astronautas se a situação exigir.
3. O sistema de resgate deverá ser capaz de separação rápida da ISS em condições de emergência seguido de retorno à Terra.
4. Requerimentos de segurança - Resgate da Tripulação
a. A disponibilidade (definida como um veículo pronto a desempenhar sua missão) para a missão de fuga deverá ser, no mínimo:
b. O risco de perda da tripulação deverá ser, com alta confiabilidade, menor do que a Soyuz para a missão de resgate.
5. O sistema deverá fornecer capacidade de transporte para não menos do que quatro membros da tripulação para e da ISS tão breve quanto possível, mas no máximo em 2.012.
6. Requerimentos de segurança - Sistema para transporte da tripulação
O risco de perda da tripulação deverá ser, com alta confiabilidade, menor do que o ônibus espacial para a missão de transporte.
7. O sistema deverá ser projetado para um custo mínimo de ciclo de vida.
8. O sistema deverá atender a todas as exigências aplicáveis à ISS para visita e conexão de veículos.
9. Comparativamente ao ônibus espacial, o sistema deverá requerer menos tempo para preparação e execução de uma missão e ter melhor probabilidade de lançamento.
10. Comparativamente ao ônibus espacial, o sistema deverá ter melhor maneabilidade quando em órbita.
Conceitos operacionais
1. O veículo deverá ser inicialmente lançado em um ELV.
2. O sistema deverá ser operado até no mínimo 2.020. Entretanto, o sistema deverá ser projetado de tal forma que possa ser operado por um período maior.
3. A NASA prevê que os sistemas para resgate da tripulação e transporte da tripulação possam ser diferentes versões do mesmo veículo.
4. O sistema deverá oferecer capacidade de contingência para envio de carga para e da ISS para suportar um nível mínimo de ciência.
5. O sistema deverá suportar um período nominal de rotação da tripulação da ISS de 4 a 6 meses.