Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/06/2002
COBRA, um dos dois candidatos a se tornar a geração de motores dos ônibus espaciais acaba de completar seus testes preliminares.
COBRA é um acrônimo para "Co-optimized Booster for Reusable Applications". Trata-se de um motor movido a hidrogênio, com cerca de 600.000 libras de força. Ele foi desenvolvido pela Pratt & Whitney. Os testes preliminares consistem de uma longa bateria que avalia segurança, durabilidade, custo e operacionabilidade. Os engenheiros esperam que cada unidade do COBRA tenha uma vida útil de até 100 missões, com um intervalo de manutenção após 50 missões.
O COBRA utiliza várias tecnologias dos ônibus espaciais, incluindo as avançadas turbo-bombas de alta pressão e os sensores para gerenciamento de seu funcionamento.
O COBRA, que leva tanques de hidrogênio e oxigênio líquidos é um dos dois candidatos à segunda geração dos foguetes reutilizáveis do programa de ônibus espaciais. Um outro motor, utilizando querosene como combustível também está sendo considerado como opção para o primeiro estágio do foguete.