Agência FAPESP - 17/08/2006
Bioesfera amazônica
Além de tentar entender o universo amazônico a partir de uma visão interdisciplinar, os pesquisadores do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA) acabam de entrar por mais um caminho, o da divulgação científica.
O site do LBA acaba de inaugurar uma nova sessão onde serão colocados todos os textos feitos com o objetivo de mostrar, a partir de uma linguagem acessível, a importância das pesquisas que estão sendo feitas na região nos últimos anos.
Além de uma explicação sobre a abrangência do programa de estudos amazônicos, a nova página já tem à disposição dos interessados oito textos.
Um deles, por exemplo, assinado pelo pesquisador Flávio Luizão, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), fala sobre como os sistemas agro-florestais da região podem reverter a degradação da Amazônia.
O LBA é coordenado cientificamente pelo Inpa, em Manaus, Amazonas. O programa tem cooperação internacional, envolvendo mais de 130 propostas de pesquisa, entre as já executadas ou em execução.
Mais informações podem ser obtidas no site da instituição, no endereço http://lba2.inpa.gov.br/.