Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/01/2005
Uma tecnologia para detectar instantaneamente contaminações presentes em sistemas de abastecimento de água acaba de ser desenvolvida por cientistas do Laboratório Nacional Oak Ridge, Estados Unidos. O sistema utiliza algas nativas como biosensores para indicar a presença de contaminantes.
O sistema, batizado de AquaSentinel, consegue detectar toxinas em um sistema de abastecimento de água municipal efetuando uma análise contínua das algas que ele contém.
"Dependendo se a água está saudável ou se foi exposta a um contaminante, sua assinatura fluorescente muda," afirma o pesquisador Eli Greenbaum. "É esta mudança na assinatura que nós utilizamos como método de detecção para verificar a presença de agentes químicos."
O sistema é capaz de monitorar o sistema de abastecimento de água continuamente, 24 horas por dia, sete dias por semana.
"A forma de funcionamento do AquaSentinel baseia-se na fluorescência das algas que já estão presentes na água, e o fato de que estas algas já vivem nas vizinhanças do sistema que nós estamos querendo monitorar garante que nunca ficaremos sem esses biosensores," afirma Greenbaum.
A nova tecnologia já está pronta na forma de um equipamento e está sendo disponibilizada para licenciamento.