Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/06/2004
Um novo programa de simulação de consumo de energia, criado por cientistas do laboratório CSIRO da Austrália, poderá mudar a forma como são projetados e construídos os edifícios comerciais, possibilitando a construção de prédios mais inteligentes e econômicos.
"O Energy Express for Architects avalia o impacto energético do prédio, opções de sombra e questões operacionais levando em conta os principais fatores que influenciam o custo e o consumo de energia de ítens como aquecimento, ventilação e ar-condicionado", explica o líder do projeto, professor Steve Moller.
O programa permite fazer comparações entre os diversos tipos possíveis de revestimento do edifício, tais como paredes, janelas e telhado. Estas simulações permitem aos projetistas escolherem os materiais mais eficientes e que serão mais baratos não apenas na etapa da construção, mas também na manutenção do prédio.
O sistema de ar-condicionado pode ser simulado com detalhes, levando em conta questões de projeto, como leiaute, orientação, materiais utilizados, posição do sol etc., como também detalhes operacionais, como as configurações dos termostatos e horários de funcionamento.
Alimentado com os dados das tarifas de eletricidade, o programa calcula o custo operacional do edifício quando ele já estiver sendo ocupado. Os dados dimensionais da construção são introduzidos através de uma interface CAD 2D, que permite a divisão do espaço interno em zonas termais sem a necessidade de cálculos das áreas de paredes e pisos.
O laboratório já licenciou o software, que deverá ser comercializado pela empresa Hearne Scientific Software.