Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/12/2006
Pesquisadores da Universidade de Tóquio apresentaram uma espécie de "tapete eletrônico" que é capaz de carregar as baterias de qualquer aparelho que seja colocado sobre ele, em um esquema totalmente sem fios. O aparelho a ser recarregado deve possuir bobinas próprias para receber a energia.
O princípio de funcionamento do tapete eletrônico é a conhecida indução eletromagnética. Esta é a mesma técnica utilizada para o funcionamento das etiquetas inteligentes, ou RFID, que deverão substituir os códigos de barras e que, mesmo tendo um chip em seu interior, funcionam sem a necessidade de baterias.
A grande vantagem do novo sistema de recarregamento sem fios é a sua alta potência - cerca de 30 watts - que pode ser passada para qualquer aparelho que esteja sobre o tapete - e não apenas de forma altamente direcional, como acontece nos aparelhos desse tipo demonstrados até agora.
O tapete eletrônico é inteiramente baseado na eletrônica flexível e é feito com a sobreposição de várias camadas. A camada superior é formada por bobinas de cobre, responsáveis pela transmissão da corrente elétrica para o aparelho que deverá ser recarregado.
Abaixo da camada de bobinas vem outra, formada por uma série de chaves, que ligam e desligam a corrente. A terceira camada é formada por sensores, que detectam a posição do aparelho. Isso é importante para que a energia seja induzida apenas nas bobinas corretas, evitando o desperdício e permitindo que uma maior potência seja concentrada na área do tapete onde está o aparelho.
A camada inferior contém a "inteligência" do sensor, formada por um circuito de transistores orgânicos flexíveis, que recebem da camada acima a informação sobre a posição do aparelho e controlam o fluxo de corrente.
Ainda não há previsão para a chegada do equipamento de recarregamento sem fios ao mercado.