Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/06/2004
Janelas que murmuram
Você convida os amigos para uma festa; além do tradicional churrasco, não poderia faltar uma música para animar o ambiente. Geralmente aí começam os problemas: puxa extensão de energia, carrega o aparelho, traz as caixas de som, passa fio...
Mas isso pode se tornar coisa do passado, graças a uma tecnologia herdada dos sistemas de sonar utilizados pela Marinha.
A empresa norte-americana Edge Technologies patenteou e lançou no mercado um novo sistema de som, batizado de S3i. O lema da empresa é "Som sem Alto-falantes". E o primeiro produto, para completar a descrição, chama-se "Janelas que Murmuram".
Paredes que falam
Pode parecer difícil de acreditar, mas um pequeno aparelho prateado, que gruda sozinho sobre janelas, móveis ou divisórias, gera mesmo um som envolvente e de excelente qualidade. O equipamento já possui um amplificador integrado, sendo necessário apenas a entrada de som que, pode ser um toca-CD portátil.
Além de diversão, o sistema também pode ser aplicado em pontos comerciais. Se as paredes não têm ouvidos, pelo menos elas serão capazes de falar delicadamente com os clientes.
Um outro aparelho, chamado Omnivox e que utiliza a mesma tecnologia, é voltado para palestrantes. Pouco maior do que uma xícara de chá, ele pode ser ligado à saída de som do notebook e transforma a mesa em um excelente sistema de som.
Transferência de vibrações
Os aparelhos geram som de forma similar a uma guitarra: quando a corda é tocada, ela vibra o corpo da guitarra e cria o som. Da mesma forma, os drivers S3i vibram o "corpo" ao qual estão conectados, uma superfície qualquer, como uma janela.
Os drivers são compostos de metais especiais que se expandem e se contraem quando sofrem a ação de um campo magnético. Esse movimento gera a força que faz a superfície vibrar, sem a utilização de nenhuma parte móvel.
O segredo por detrás da nova tecnologia é um produto chamado Terfenol-D, um material magneto-resistivo. Quando sofre a ação de um campo magnético, o Terfenol-D apresenta toda a sua magnetotensão, uma propriedade que faz com que certos materiais mudem de formato quando sofrem a ação do magnetismo. Os domínios magnéticos nos cristais giram, gerando uma expansão em microssegundos.