Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/03/2004
Quem gosta de natureza e, principalmente de observar pássaros, conhece bem a dificuldade de utilização de binóculos muito poderosos. O problema é que, quanto mais poderoso o binóculo, maior é sua sensibilidade aos mínimos movimentos da mãos. As vibrações são aceitáveis até binóculos com ampliação de 7x. Mais do que isso é necessário incluir um tripé na bagagem.
Mas agora a Canon lançou uma nova linha de binóculos com estabilizadores de imagem. Utilizando a tecnologia das filmadoras digitais, os novos binóculos corrigem o tremido das mãos e oferecem ao observador uma imagem perfeitamente estática. A nova tecnologia permitiu que a empresa lançasse novos binóculos com ampliação de 15x e 18x.
Dois minúsculos giroscópios detectam o mais leve tremor das mãos, acionando o sistema de correção. A magnitude dos movimentos é calculada por um microprocessador, que repassa as informações para um sistema chamado VAP ("Vari-Angle Prisms") ou prismas de ângulo variável. O sistema na verdade altera a refração da luz, dando ao observador uma imagem sempre fixa.
Os binóculos com estabilizador utilizam duas baterias AA, capazes de alimentá-los por até quatro horas de uso contínuo. O sistema pode ser ligado e desligado.
Os aparelhos estão disponíveis nos Estados Unidos e Japão, a um preço médio de US$700,00.