Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/09/2002
Robô doméstico
A empresa norte-americana iRobot acaba de lançar o primeiro ajudante-robô dedicado à limpeza doméstica.
Embora ainda longe da ajudante faz-tudo dos Jetsons, o Roomba promete aspirar o pó de todo o chão da casa de maneira totalmente autônoma, sem necessidade de intervenção humana.
Após terminar a tarefa, o robô-aspirador se desliga sozinho.
O Roomba se utiliza de algoritmos desenvolvidos para a busca de minas terrestes para se movimentar dentro dos cômodos. Ele se desloca em uma trajetória espiral, desviando-se de obstáculos, de forma a cobrir toda a área do ambiente que deve limpar.
A partir de um certo tempo fazendo a espiral, ele tenta achar uma parede. Encontrando, ele segue a parede, limpando as bordas. A partir daí, ele parte em uma trajetória de retas, indo e voltando, até completar sua missão.
Cérebro de 8 bits
A capacidade de evitar obstáculos é essencial para uma operação segura dentro de casa. Além de não atingir as pessoas, crianças ou animais de estimação, não se correrá o risco de ter os móveis riscados ou derrubados.
O Roomba utiliza sensores infravermelhos para a detecção dos objetos. Além de desligar automaticamente quando terminada a tarefa, ele pára de funcionar também se for erguido do chão ou se algum objeto, um dedo por exemplo, for colocado em suas partes móveis.
O cérebro do Roomba é um processador de 8 bits, com apenas 256 bytes de memória RAM. Suas baterias recarregáveis de níquel permitem que ele funcione ininterruptamente durante uma hora e meia.
Segundo o fabricante, como ele se move de maneira inteligente, o tempo para a limpeza de um ambiente pode ser até 5 vezes menor do que se a limpeza for feita utilizando um aspirador manual.
O Roomba custa US$199,00.