Com informações da New Scientist - 25/03/2024
Vidro unidirecional
Pesquisadores desenvolveram uma técnica para criar janelas unidirecionais que são transparentes, mas foscas - ser fosco e transparente são propriedades tipicamente mutuamente exclusivas!
Para conseguir as duas coisas simultaneamente, Hongchen Chu e colegas da Universidade Nanjing, na China, cobriram o material com manchas de tamanho nanométrico que dispersam e refletem a luz da maneira certa.
As manchas foram criadas com nanopartículas de um metal reflexivo, como o ouro, e materiais como o silício, que conduzem mal a eletricidade, o que reduz a quantidade de luz que eles refletem. Ambos foram dispersos em uma pastilha de vidro.
Isto cria um vidro para janelas que é unidirecional, fosco de um lado e ainda transparente quando olhado pelo outro lado, o que pode permitir que carros e escritórios tenham privacidade sem desfocar a vista ou reduzir significativamente a quantidade de luz que entra.
"O que mais nos empolgou em nossos experimentos foi o momento fascinante em que vimos pela primeira vez a amostra recém-preparada de 4 polegadas com nossos próprios olhos, sem qualquer equipamento especial. Era difícil imaginar como um material poderia ser claro e sem distorções quando a luz passa através dele, mas também ter uma aparência nebulosa ao refletir a luz," disse o professor Mu Wang.
Testes
O vidro reflete apenas 1,3% da luz que incide sobre ele, ao mesmo tempo que transmite luz suficiente para que se façam fotografias nítidas de objetos do outro lado.
Os pesquisadores também usaram uma câmera conectada a um programa de inteligência artificial que rotula objetos e pediram que ele identificasse uma bola de tênis do outro lado. Enquanto o programa não conseguiu identificar a bola usando um filme antirreflexo comercial, usado para comparação, ele visualizou claramente a bola através do novo vidro, embora não tenha conseguido identificá-la.
A técnica é adequada para a fabricação de vidros em larga escala, o que pode ajudar não apenas a melhorar o conforto e a privacidade de casas e escritórios, mas também diminuir a poluição luminosa gerada pelos reflexos nas janelas dos edifícios.