European Comission Research Information Centre - 07/07/2008
Universidades para crianças são a última inovação ocorrendo em alguns países europeus. Dirigidas para meninos e meninas, este conceito torna as crianças interessadas em ciências e pesquisas na menor idade possível. Agora, esse interessante conceito será disseminado por toda a Europa.
Universidades para Crianças
O conceito de Universidades para Crianças representa a mais radical abertura rumo ao público em geral que as universidades podem tomar. A intenção básica é contra-atacar o interesse cada vez menor em ciências e pesquisas entre a juventude, e ajudar a superar noções estereotipadas, assim como ampliar a participação nas universidades de todos os setores da população.
A Comissão Européia decidiu assinar um acordo de financiamento que irá impulsionar a formação de uma rede européia de universidades para crianças chamada Eucunet (European Children's University Network). Segundo um comunicado oficial da Comissão, o conceito é ao mesmo tempo "inovador e uma abordagem excelente".
Comunicação extracurricular das ciências
O objetivo da Eucunet é criar uma base de dados de atividades que estão em andamento ou que já foram tomadas na Europa na área de universidades para crianças. A partir daí, será criado um portal web interativo e organizado um simpósio internacional, que deverão estimular a transferência de know-how e a troca de experiências.
Mais de 100 universidades européias já organizam eventos científicos dirigidos aos jovens. Esses eventos oferecem às crianças de todas as idades, meninos e meninas, seu primeiro contato com a ciência. O maior sucesso dessas universidades foi criar uma plataforma estável e contínua para a comunicação extracurricular das ciências.
A primeira Universidade para Crianças foi fundada em 2002, na Universidade de Tübingen (Alemanha). Como resultado de seus esforços, a universidade recebeu o mais importante prêmio para comunicações científicas da Europa, o Prêmio Descartes.