Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/01/2012
Animação 3D
A tricampeã mundial de jiu-jitsu, Luanna Alzuguir, teve seus movimentos e imagem tridimensional capturados no laboratório de ergonomia do Instituto Nacional de Tecnologia (INT).
A utilização dessa tecnologia permitirá a criação de uma animação 3D com proporções precisas e mobilidade semelhante à real, que deverá ser utilizada como suporte em seus treinos.
Como contrapartida à recente parceria tecnológica, Luanna pretende passar a exibir a marca do INT em seu quimono.
"É muito bom estar utilizando uma tecnologia que ainda poucas pessoas tem acesso e acompanhar como é feito todo o processo. Além de utilizar a animação, creio que esse trabalho possa ajudar muito em toda a parte de treino e de aprimoramento da técnica," comentou a faixa preta.
Luanna que venceu os três últimos torneios mundiais de jiu-jitsu - na categoria leve em 2009 e 2011, e na categoria absoluto em 2010.
Avatar
A imagem de Luanna Alzuguir foi capturada no scanner 3D a laser do INT.
Na sequência, a lutadora vestiu um aparato especial com sensores, que, em conjunto com uma câmera, capturou todos os dados de seus movimentos efetuados durante uma demonstração sobre o tatame.
A combinação das informações de imagem 3D e movimentos capturados permitirá à equipe do laboratório criar um avatar da lutadora, que poderá ser usado tanto para animações e videogames como para estudos ergonômicos para uso em seu treinamento.
Esses dados reproduzidos com precisão já são utilizados hoje pelo INT em avaliações ergonômicas de situações de trabalho e em análises do uso de produtos.
Foi a primeira vez que uma esportista teve interação com essas tecnologias, trazendo uma nova possibilidade de aplicação para a tecnologia.