Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/12/2021
Polarização dos raios X
Foi lançado nesta madrugada um novo telescópio para estudar alguns dos objetos mais exóticos do Universo.
O telescópio IXPE, sigla para Explorador para Imageamento por Polarimetria de Raios X, é resultado de uma parceria da NASA e da Agência Espacial Italiana.
O objetivo da missão é estudar o estado de polarização da luz originada de fontes astrofísicas para tentar compreender a produção de raios X em corpos celestes como estrelas de nêutrons e nebulosas, bem como de buracos negros estelares e supermassivos.
É a primeira missão dedicada a medir a polarização dos raios X - polarização é uma característica da luz que carrega informações sobre de onde a luz vem e por onde ela passa.
Os três telescópios de raios X do observatório são dotados de detectores 100 vezes mais sensíveis do que os polarímetros já enviados ao espaço, além de captarem simultaneamente medições espectrais, espaciais e temporais.
Preenchendo as lacunas
A missão e toda a sua carga científica fundamentam-se sobretudo no telescópio de raios X Chandra, o carro-chefe da NASA na observação de raios X.
A ideia é complementar a capacidade de observação do Chandra com um telescópio menor, muito mais barato e especializado nos objetos que mais têm chamado a atenção da comunidade científica desde que aquele telescópio maior foi projetado.
Entre os objetivos da missão estão:
As primeiras operações do IXPE estão programadas para começar em janeiro.