Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/08/2016
Telas flexíveis e transparentes
Os protótipos de telas flexíveis e transparentes têm-se disseminado pelos laboratórios ao redor do mundo, mas o desempenho apresentado até agora não foi suficiente para convencer a indústria a transformá-las em produtos.
Uma equipe do Instituto KAIST, na Coreia do Sul, assumiu agora a dianteira nessa corrida em direção ao mercado usando uma técnica a laser para fabricar uma tela de matriz ativa que apresentou uma transparência e um desempenho elétrico não alcançados por nenhum outro protótipo.
Han Eol Lee e seus colegas fabricaram a matriz de transistores TFT (Thin-Film Transistor, ou transístor de película fina) sobre um substrato de material sacrificial que reage a um raio laser - uma camada sacrificial é aquela que é descartada ao longo do processo, não fazendo parte do produto final.
Após a irradiação do laser, a partir da parte de trás do substrato, a camada de transistores TFT é destacada e transferida para uma matriz de plástico, com apenas 4 micrômetros de espessura. E está pronta a tela flexível.
Barreiras tecnológicas
Um protótipo produzido desta forma foi aplicado diretamente sobre a pele humana, conformando-se a todas as rugosidades sem perder eficiência, demonstrando seu potencial para servir de base para computadores e outros aparelhos eletrônicos de vestir, e na forma de tatuagens eletrônicas, com aplicações na área de saúde e entretenimento.
"Usando o nosso processo a laser, as barreiras tecnológicas para viabilizar telas flexíveis transparentes de alto desempenho foram superadas com um custo relativamente baixo por meio da remoção dos caros substratos de poliimida. Além disso, o óxido semicondutor de alta qualidade pode ser facilmente transferido para qualquer substrato flexível ou similar à pele para aplicações de vestir," disse Lee.