Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/07/2015
Tela reflexiva
Uma nova tecnologia de tela mostra imagens aproveitando a luz ambiente natural para produzir uma gama de cores sem precedentes.
A nova abordagem, que quebra o paradigma RGB tradicional de geração de cores e gera uma paleta de cores em cada píxel, foi criada por pesquisadores Qualcomm MEMS Technologies.
Cada píxel é formado por uma estrutura que compreende um espelho e uma camada absorvente que, juntos, tiram proveito das propriedades de onda da luz incidente.
A grande vantagem do aproveitamento da luz ambiente é a redução significativa da energia necessária para produzir as imagens, algo valioso para produtos portáteis que dependem de baterias.
Isto pode permitir telas sempre ligadas, além de uma melhor qualidade de imagem em ambientes abertos e cheios de luz.
Cor contínua
Os pesquisadores chamam o novo modo de produção de cores de "cor contínua".
A técnica usa uma combinação de um espelho e uma camada absorvente fina, ambas separadas por uma lacuna precisa e controlável.
Essa lacuna é controlada por meio de um dispositivo microeletromecânico, ou MEMS, de forma a produzir quase todas as cores imagináveis - e não apenas o vermelho, verde e azul (RGB) das telas atuais.
Enquanto o espelho sozinho iria simplesmente refletir a luz incidente, a camada absorvedora filtra seletivamente uma estreita faixa do espectro, colorindo assim a luz refletida.
O protótipo tem 1,5 polegada (3,8 centímetros) e possui aproximadamente 149.000 píxeis. A equipe afirma que o projeto pode ser escalonado para dimensões adequadas para celulares e dispositivos da Internet das Coisas.