Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/02/2019
Tela 3D esférica
Engenheiros das universidades da Colúmbia Britânica e Saskatchewan, no Canadá, criaram uma tela esférica de realidade virtual com o objetivo de viabilizar "uma realidade virtual mais sociável".
Dylan Fafard e Qian Zhou desenvolveram duas tecnologias para viabilizar sua tela de realidade virtual em formato de bola.
O primeiro é um sistema sofisticado de calibração das imagens, que são projetadas a partir da base da esfera. O segundo é um sistema de renderização capaz de criar uma imagem 3D completa e livre de distorção mesma quando ela é vista de diferentes ângulos.
É um passo importante em relação às telas esféricas já existentes, que mostram uma imagem 3D sem distorções apenas a partir de um ponto.
O sistema, que os pesquisadores batizaram de Crystal, tem como principal elemento uma tela em forma de bola oca de 24 polegadas (600 milímetros), construída sob encomenda conforme as especificações da equipe. Os quatro projetores e a câmera usada para criar as imagens são equipamentos disponíveis comercialmente.
Realidade virtual mais social
O protótipo gera imagens corretas para dois usuários, mas a equipe afirmou que já está trabalhando na versão para quatro usuários.
As utilizações potenciais incluem jogos de realidade virtual para múltiplos jogadores, cirurgia virtual e aprendizagem assistida por realidade virtual.
A equipe, contudo, afirma estar se concentrando por enquanto em aplicativos de teleconferência e design assistido por computador.
"Não estamos dizendo que a tela de realidade virtual esférica irá substituir telas planas ou óculos [de realidade virtual], mas achamos que pode ser uma boa opção para atividades de RV onde você ainda quer ver e conversar com outras pessoas - seja em casa ou no escritório, para trabalho ou lazer," disse o professor Sidnei Fels.