Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/07/2008
Utilizando um programa de simulação que consegue calcular com precisão a estrutura e a porosidade interna dos ossos humanos, cientistas alemães desenvolveram uma técnica que permite que ossos a serem implantados possam ser produzidos sob encomenda e praticamente na hora.
Estrutura interna dos ossos
Os ossos humanos têm uma estrutura interna inigualável: eles são firmes e compactos em alguns pontos e altamente porosos em outros. É isto o que dá a eles uma combinação imbatível de leveza e resistência.
O que os pesquisadores fizeram foi elaborar um programa de simulação que consegue calcular a estrutura interna e a densidade de distribuição do material com que o osso artificial será construído, de forma que ele atenda às especificações necessárias ao implante.
Prototipagem com pó de titânio
Depois de calculada a estrutura toda, o programa envia as instruções para um equipamento especial de prototipagem rápida. O osso artificial vai sendo construído camada por camada pela deposição de um finíssimo pó metálico.
Um feixe de raio laser aquece e sinteriza o pó metálico nos pontos exatos onde ele deve apresentar maior firmeza, deixando os poros livres onde o material deve ser mais leve.
O pó metálico utilizado é feito de materiais biocompatíveis, como o titânio e ligas especiais de aço.
Implantes sob medida
Embora possa ser utilizada em qualquer aplicação industrial, os cientistas voltaram seus esforços para o desenvolvimento de uma tecnologia que pudesse criar implantes ósseos sob medida.
A técnica foi refinada a ponto de permitir a adaptação do material depois que o implante já está pronto, por meio de furações e usinagem de precisão.
Para conhecer outra pesquisa que aprimorou a técnica de implantes ósseos, veja Nanotecnologia gera melhores próteses com liga de titânio.