Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/10/2015
Nadando para limpar a piscina
Você entraria em uma piscina sabendo que a água está suja ou, pelo menos, não está tão limpa quanto você gostaria?
Provavelmente você já venha fazendo isto rotineiramente - ao menos é o que acreditam a engenheira Mihri Ozkan e seus colegas da Universidade da Califórnia em Riverside, nos EUA.
Com essa despreocupação dos banhistas em mente, Ozkan e seus colegas inventaram um sutiã que ajuda a limpar a água da piscina.
O traje de banho funciona de forma parecida com um coador de café, possuindo uma estrutura flexível com encaixe para um filtro, que pode ser trocado conforme a água da piscina é "coada" e satura o filtro.
Sutiã com filtro
A vantagem do sutiã filtrante é que o filtro é reutilizável.
Ele é feito com uma espécie de açúcar, chamada sucrose, que possui uma estrutura altamente porosa que é super-hidrodrofóbica, ou seja, repele fortemente a água - mas é muito bom em absorver outros contaminantes.
O material esponjoso pode absorver até 25 vezes seu próprio peso em contaminantes, que podem ser liberados aquecendo o material a cerca de 1.000º C.
"Este é um supermaterial que não prejudica o meio ambiente e é muito barato para ser produzido," disse Ozkan, que estava inicialmente tentando desenvolver filtros para capturar óleo derramado no mar e outros vazamentos de produtos químicos.