Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/05/2012
Espaço privado
A empresa SpaceX lançou seu foguete Falcon 9 ao espaço na madrugada desta terça-feira, inaugurando a era da exploração espacial privada.
O foguete leva a bordo o módulo espacial Dragon, a única nave norte-americana capaz de levar astronautas ao espaço na atualidade.
Neste primeiro voo de testes, a cápsula está voando sem tripulantes, levando apenas cargas e equipamentos.
"Não é possível exagerar a significância deste dia. Embora ainda haja um bocado de trabalho à frente para completar essa missão com sucesso, nós fizemos um bom começo," comemorou Charles Bolden, o ex-astronauta que está coordenando o processo de privatização da NASA.
Nave reutilizável
Depois de uma série de procedimentos de checagem para testar seus sistemas, a Dragon deverá se aproximar da Estação Espacial Internacional nos próximos três dias, fazer um loop e se aproximar, para ser agarrada por dos braços robóticos da Estação.
Ao final da missão, três semanas mais tarde, a tripulação irá inverter o processo, retirando a nave da Estação e liberando-a no espaço, para que ela possa retornar à Terra e descer de paraquedas no oceano, onde será recuperada.
Veja mais detalhes da nave e da missão na reportagem: