Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/02/2013
Parcerias
A Agência Espacial Brasileira (AEB) recebeu a visita da diretora de negócios da empresa norte-americana Space X,
Em 2012, a SpaceX fez história como a primeira empresa de capital privado do mundo a enviar carga para a Estação Espacial Internacional.
Atualmente ela está construindo o foguete mais potente do mundo.
Stella Guillen veio ao Brasil apresentar a Space X, conhecer os programas desenvolvidos pelo país e avaliar possíveis parcerias. Segundo ela, a Space X deve crescer 20% só em 2013.
"É interessante conhecer mais sobre o que as empresas privadas estão fazendo no setor. Podemos aprender com elas e também vislumbrar futuras parcerias", disse o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho.
Espaço privado
A SpaceX foi criada em 2002 com o objetivo de fornecer transporte espacial para cargas e pessoas a um custo baixo.
Sediada em Los Angeles, Califórnia (EUA), a empresa tem atualmente 2.500 funcionários, dois centros de lançamento - um em Cabo Canaveral, na Flórida, e outro em Vandenberg, na Califórnia -, e um centro de testes no Texas.
Em seus dez anos de existência, a empresa conseguiu mais de US$ 4 bilhões em contratos. Aproximadamente 40% de seus voos são realizados para a Agência Espacial Americana (NASA). O restante é de contratos comerciais.
Depois da visita, Stella ministrou palestra para alunos e professores da Universidade de Brasília.
Ela visitou ainda o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a empresa Visiona Tecnologia Espacial, uma parceria entre a Telebras e a Embraer, e que será responsável pela construção do primeiro satélite geoestacionário brasileiro.