Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/06/2012
Ajuste do tempo
Depois de discussões internacionais sobre o segundo bissexto, que a maioria das pessoas não sabia que existia, a população terá a oportunidade de sentir seus efeitos - ou não.
O próximo dia 30 de junho durará um segundo a mais, para ajustar os relógios ao período de rotação da Terra.
A mudança é necessária para limitar a diferença entre os dois sistemas de medição do tempo existentes hoje: o Tempo Universal Coordenado (UTC) e o tempo medido segundo a rotação da Terra.
Isso é importante para garantir o bom funcionamento dos sistemas de GPS, das telecomunicações e dos arquivos que você transfere pela internet,
Segundo bissexto
O segundo bissexto surgiu no início da atual era tecnológica, em 1972. Ele é adicionado para manter a escala de tempo medida pelos relógios atômicos em fase com a escala de tempo baseada na rotação da Terra.
Enquanto os relógios atômicos, que usam as vibrações dos átomos para contar os segundos, são incrivelmente precisos, a Terra sofre ligeiras oscilações que alteram sua velocidade rotação.
O terremoto que atingiu a região de Fukushima, no Japão em 2011, por exemplo, retardou o movimento de rotação da Terra em 1,8 milionésimo de segundo.
Falta de consenso
Em Janeiro deste ano, uma reunião internacional tentou acabar com o segundo bissexto. A falta de consenso, contudo, adiou a discussão para 2015.
Por isso, o Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (IERS) decidiu valer-se do segundo bissexto mais uma vez, nesse próximo dia 30 de Junho.
A última vez que o segundo bissexto havia sido acionado foi em 31 de dezembro de 2008.