Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/09/2018
Lixeiro espacial
O satélite RemoveDEBRIS (removedor de detritos) usou com sucesso sua tecnologia de rede para capturar um lixo espacial simulado.
Esta é a primeira demonstração no espaço de uma tecnologia de remoção ativa de detritos espaciais.
O satélite RemoveDEBRIS foi projetado e construído por um consórcio de empresas espaciais e instituições de pesquisa lideradas pela Universidade de Surrey, no Reino Unido.
"Estamos absolutamente encantados com o resultado da tecnologia da rede. Embora possa parecer uma ideia simples, a complexidade de usar uma rede no espaço para capturar um fragmento consumiu muitos anos de planejamento, engenharia e coordenação entre o Centro Espacial Surrey, a Airbus e nossos parceiros - mas há mais trabalho a ser feito. Esses são tempos muito emocionantes para todos nós," disse o professor Guglielmo Aglietti, diretor do Centro.
Tecnologias de remoção de lixo espacial
Nos próximos meses, o RemoveDEBRIS testará mais três tecnologias de remoção ativa de detritos espaciais:
Atualmente, a rede de vigilância espacial dos EUA rastreia 40.000 objetos em órbita da Terra, com estimativas de que existam mais de 7.600 toneladas de lixo espacial ao redor do planeta, com alguns se movendo mais rápido do que uma bala, se aproximando de 50.000 quilômetros por hora.