Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/12/2008
Pesquisadores espanhóis criaram um novo programa que cria rostos virtuais e avatares com emoções, demonstrações de humor e com traços de personalidade.
"O objetivo deste trabalho é o desenho de um modelo que revele o humor de uma pessoa e o apresente em um rosto virtual," explica a professora Diana Arellano, da Universidade das Ilhas Baleares.
Emoções virtuais
"No mesmo espaço 3-D nós integramos personalidade, emoções e humores, características que até hoje somente eram tratadas separadamente," diz a pesquisadora.
Segundo os pesquisadores, emoções como medo, alegria e surpresa, são alterações de temperamento quase instantâneas. Em contraposição, estados emocionais, como tédio ou ansiedade, são mais duradouros. Já a personalidade normalmente dura a vida toda.
Para incluir as emoções nos avatares, os pesquisadores se basearam nas teorias de Albert Mehrabian, que estabeleceu cinco traços básicos de personalidade: extroversão, caráter neurótico, franqueza, estado consciente e afabilidade.
Emoções determinadas matematicamente
Os pontos da face que definem essas emoções podem ser determinados matematicamente. Com base nessa premissa, os pesquisadores desenvolveram algoritmos que podem ser utilizados para obter diferentes expressões faciais de forma rápida e fácil.
O sistema usa a codificação de vídeo MPEG-4 para gerar as imagens, permitindo mostrar tanto as cinco emoções básicas quanto as situações intermediárias e aquelas que mesclam mais de uma emoção.
"Nosso próximo passo é deixar o padrão MPEG-4 de lado e nos concentrar em redes genéricas de alta qualidade que nos permitirão incluir os olhos e as sobrancelhas, piscadelas e movimentos da cabeça, assim como a sintetização da voz," diz Diana.