Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/02/2013
Ponto cego nos retrovisores
A mesma óptica usada para fabricar óculos multifocais pode ser usada para fabricar espelhos retrovisores que eliminam o ponto cego nas laterais traseiras dos automóveis.
Hoje, não há um consenso sobre como evitar o ponto cego, que causa acidentes durante mudanças de faixa e conversões, envolvendo sobretudo motociclistas, que trafegam muito perto dos carros e são menos visíveis do que outros veículos.
Nos EUA usa-se uma óptica para o retrovisor do lado do motorista e uma óptica diferente para o retrovisor do lado do passageiro.
Na Europa, por sua vez, os dois espelhos são iguais, mas contendo áreas ópticas diferentes na mesma peça, na tentativa de ampliar a visão do motorista nas extremidades externas dos retrovisores.
O problema é que nenhuma das duas soluções é ótima: ambas diminuem o tamanho dos objetos vistos pelo retrovisor, fazendo-os parecer mais longe do que estão na realidade.
Retrovisor multifocal
Hocheol Lee e Dohyun Kim (Universidade Hanbat, Coreia do Sul) e Sung Yi (Universidade de Portland, EUA) descobriram uma forma resolver o problema do ponto cego de uma maneira eficiente e mais barata.
O novo espelho não possui pontos cegos, tem um campo de visão maior e produz imagens na proporção correta entre tamanho e proximidade dos objetos - e tudo funciona igualmente para os dois lados do veículo.
A solução consistiu em usar uma tecnologia óptica progressiva comumente usada nos óculos multifocais, que simultaneamente corrigem a miopia e a presbiopia.
"Exatamente como os óculos multifocais, que dão ao usuário um leque de habilidades de foco, de perto até longe, e tudo o mais nesse intervalo, o nosso espelho progressivo consiste de três zonas de resolução: uma para visão à distância, uma para visão próxima, e uma zona intermediária para fazer a transição entre as outras duas," explica Lee.
"No entanto, ao contrário dos óculos multificais, onde a faixa de foco é alinhada verticalmente [da visualização à distância na parte superior até a visualização próxima embaixo] a superfície do nosso espelho é progressiva horizontalmente," complementa.
Análise pela legislação
O retrovisor multifocal apresenta uma curvatura, com a zona interna usada para a visualização à distância, e a zona externa para a visão em proximidade, compensando o que poderia se transformar em pontos cegos.
Os pesquisadores afirmam que o custo de fabricação de seu espelho retrovisor multifocal seria mais barato do que os retrovisores mistos que equipam os carros hoje.
Como o design dos espelhos retrovisores precisa atender a regulamentações nacionais, o novo projeto terá de ser aprovado pelas autoridades de cada país antes de poder ser adotado pelas montadoras.