Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/11/2017
Solução caseira generalizada
É possível amplificar os sinais de Wi-Fi em sua casa ou escritório sem precisar usar outros aparelhos eletrônicos.
Uma equipe da Universidade de Colúmbia, nos EUA, criou um refletor de sinais Wi-Fi simples usando uma impressora 3D.
"Nós não apenas reforçamos os sinais do roteador, nós também os tornamos mais seguros," apressa-se em dizer a professora Xia Zhou. "Por meio dessa solução única, nós resolvemos uma série de desafios que atormentam os usuários dos serviços sem fios."
A equipe partiu de um experimento muito comum em vídeos do tipo "Faça você mesmo" encontrados no Youtube: colocar um pedaço de papel alumínio ou uma lata de alumínio atrás da antena do roteador para reforçar o sinal na direção oposta.
A seguir eles generalizaram esse princípio a fim de otimizar os formatos do refletor para permitir uma distribuição dos sinais Wi-Fi de forma mais planejada e consistente com o ambiente, não apenas reforçando-os numa direção, mas também anulando-se onde eles não são necessários.
Refletor de Wi-Fi
Devido ao formato complexo resultante, o "refletor Wi-Fi computacionalmente otimizado", como diz a equipe, foi fabricado em uma impressora 3D e depois revestido com papel alumínio.
Os testes mostraram que o refletor passivo diminui a intensidade do sinal em até 10 dB onde a cobertura Wi-Fi é desnecessária, e aumenta a intensidade em 6 dB onde ele é mais desejado.
Como o design atual é limitado a uma forma estática para cada local, a equipe pretende a seguir testar refletores feitos de outros materiais, para que o dispositivo possa ter sua forma adaptada para diferentes ambientes.
Quanto à segurança adicional anunciada pela equipe, ela se refere à limitação dos sinais aos locais onde os usuários precisam deles, evitando que se espalhem para áreas fora da residência ou do escritório, onde possam ser alvo de ataques.