Com informações do MCT e RNP - 05/12/2012
Gestão integrada
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, inaugurou nesta terça-feira um projeto que conecta as secretarias de ciência e tecnologia das 27 unidades da federação.
A nova "Rede de Gestão Integrada de Ciência, Tecnologia e Inovação" é resultado de um projeto conjunto do MCTI com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), sob coordenação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
O sistema utiliza a Rede Ipê, uma infraestrutura de transmissão de dados de alta velocidade por fibras ópticas que interliga as universidades e centros de pesquisa brasileiros.
O objetivo é ampliar a comunicação entre as secretarias estaduais, inserir os gestores regionais na elaboração de políticas federais e reduzir custos de reuniões e viagens.
Videoconferência para gestores
A principal ferramenta para os gestores estaduais de ciência e tecnologia será a videoconferência, interligando-os entre si e com o Ministério.
"Uma política de Estado significa que eu não vou, como ministro, só contar para vocês o que o governo federal está fazendo, mas que vamos escutar o que vocês acham que devemos fazer. Precisamos todos decidir em conjunto quais são os nossos objetivos comuns. Estamos grandemente estimulados a fazer brotar nas regiões ideias de como atuar globalmente," disse Raupp.
"Temos na federação uma possibilidade de trabalhar colaborativamente, encurtando distâncias para o desenvolvimento da ciência no país", afirmou. "O que nós podemos fazer agora depende basicamente da nossa capacidade de criar projetos conjuntos, utilizar as ferramentas de cooperação e aprender uns com os outros como desenvolver melhor ciência, tecnologia e inovação," declarou Nelson Simões, da RNP.
A disponibilização da Rede Ipê, contudo, permitirá mais do que a realização de reuniões virtuais.
Segundo a RNP, a Rede de Gestão Integrada de CT&I poderá apoiar, por exemplo, projetos de fomento à universalização de acesso à Internet e de busca de soluções alternativas que possibilitam estimular e incrementar a aplicação de novas tecnologias.