Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/06/2015
Raios guiados por laser
Pára-raios são bons, mas muito longe do ideal, sobretudo porque eles não estabelecem o caminho do raio, que geralmente espalha-se pelas cercanias.
A ideia de Matteo Clerici, do Instituto Nacional de Pesquisas Científicas do Canadá, é usar raios laser para guiar cuidadosamente o raio, até o seu destino final no solo.
O conceito funcionou bem, ao menos em pequena escala, em raios criados em laboratório, simulados por descargas elétricas entre dois eletrodos.
Clerici conseguiu dirigir com precisão os raios simulados, fazendo-os não apenas cair no lugar certo, mas até mesmo desviar-se de obstáculos no meio do caminho.
As descargas elétricas também foram dirigidas para seguir linhas retas ou trajetórias parabólicas entre a origem e o destino.
Raio desvia de obstáculo
Os experimentos mostraram que o trajeto do raio pode ser controlado ajustando o "formato" dos feixes de laser. Combinando diversos feixes, foi possível até mesmo fazer o raio atingir o receptor seguindo uma trajetória em "S".
Quando controlada para desviar de obstáculos, a descarga mudou o trajeto com precisão, passando sem danificar o objeto que servia de obstáculo.
O experimento é mais simples e possibilita um controle muito maior do que experimento similar realizado em 2012 por pesquisadores franceses, que fizeram os raios seguirem a trajetória retilínea de um laser pulsado.
As aplicações práticas, porém, ao menos em raios de verdade, deverão demorar, uma vez que também estes novos experimentos exigiram lasers de alta potência e manipularam descargas de poucos centímetros.
Mas descargas elétricas não acontecem apenas durante tempestades, sendo usadas diariamente em todos os motores a combustão e em equipamentos de solda, por exemplo, o que pode indicar aplicações promissoras em outras áreas.