Com informações do ESO - 23/11/2023
Ver um caminhão na Lua
O radiotelescópio ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) atingiu a mais alta resolução de observações desde o início das suas operações.
Durante um teste técnico, os astrônomos captaram imagens de uma estrela antiga com uma resolução angular de 5 milissegundos de arco.
Isto mostra que o ALMA consegue observar objetos com um detalhe equivalente a ver um caminhão de 10 metros na superfície da Lua.
O ALMA é composto por 66 antenas que podem ser colocadas em diferentes posições no planalto do Chajnantor, no Chile. Cada uma está equipada com receptores que captam ondas rádio em diferentes faixas de frequência, ou bandas.
A resolução do ALMA aumenta com o aumento da separação máxima entre as antenas e com o aumento da frequência que se observa. As novas imagens foram obtidas com a configuração mais alargada possível da rede: Uma separação máxima entre as antenas de 16 km.
As observações foram realizadas com os receptores de Banda 10, que permitem ao ALMA observar a frequências de 950 GHz, as mais altas possíveis para a rede.
As observações exigiram levar as capacidades das antenas e dos equipamentos aos níveis extremos. Embora os receptores de Banda 10 já estivessem disponíveis desde 2014, os astrônomos tiveram de esperar pela validação de uma nova técnica de calibração, chamada banda a banda, para poderem realizar as novas observações.
Para observar uma estrela evoluída da Via Láctea, chamada R Leporis, foi utilizado como calibrador um núcleo galáctico brilhante, o qual, apesar de distante, aparece no céu perto desta estrela.