Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/01/2021
Silício plano
O siliceno, uma espécie de "grafeno de silício", foi demonstrado há quase uma década, vindo juntar-se à agora grande família dos materiais unidimensionais.
Mas Priyabrata Ghana e seus colegas da Universidade de Bonn, na Alemanha, fizeram agora algo ainda mais inusitado.
Ghana sintetizou compostos cujo elemento central é um átomo de silício que, muito diferente do que era esperado, liga-se a quatro outros átomos sem formar o tradicional tetraedro.
Em vez da forma 3D de um cubo, os compostos são planos como um trapézio. Esse arranjo geralmente é energeticamente extremamente desfavorável, mas as moléculas dos compostos se mostraram muito estáveis.
"Os compostos são tão estáveis que podem ser colocados em garrafas e armazenados por semanas sem problemas," disse Gana.
Uso na eletrônica
Embora a síntese desses compostos exóticos precise ser realizada em uma atmosfera de gás inerte, o processo é relativamente simples. A produção dos materiais de partida, por outro lado, é complexa; um deles, chamado metalassililidina, foi sintetizado pela primeira vez há pouco mais de dez anos e já foi a fonte para a síntese de várias novas classes de compostos de silício.
A equipe pretende agora estudar a influência dessa estrutura incomum nas propriedades do silício, um elemento essencial para a indústria eletrônica.
De fato, os químicos consideravam ser completamente impossível produzir esses compostos, por isso ainda não têm ideia de suas propriedades.