Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/10/2016
Holograma 3D
Pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicações (NICT), do Japão, que construíram o primeiro protótipo de um Holodeck, apresentaram uma nova tecnologia de holografia 3D.
O equipamento apresenta uma projeção holográfica 3-D transparente por meio da combinação de uma tela finíssima, que funciona como elemento óptico holográfico transparente - você vê a imagem, mas não a tela -, com uma técnica de projeção holográfica digital já desenvolvida pela equipe.
A equipe demonstrou o equipamento apresentando uma série de imagens de qualidade significativamente superior à das demonstrações de tecnologias similares, mostrando que, além dos avanços na área óptica, a tecnologia já consegue lidar bem com a grande quantidade de processamento e com a largura de banda necessária para oferecer visualizações 3D de posições livres.
Segundo Koki Wakunami e seus colegas, a tecnologia tem potencial para uso em telas que se sobreponham aos para-brisas dos carros, óculos inteligentes e sinalização digital. E, como a tela pode ser fabricada na dimensão adequada a cada aplicação, ela poderá acelerar a adoção da holografia em sistemas de realidade aumentada para aplicações industriais.
Tamanho da tela e ângulo de visão
Embora vários protótipos de telas 3D holográficas tenham sido desenvolvidos nos últimos anos, todos apresentam uma limitação quanto ao tamanho da tela ou quanto ao ângulo de visualização - quando se consegue aumentar um, o outro necessariamente diminui.
Isto se deve sobretudo às limitações de resolução - tanto espacial quanto temporal - dos moduladores espaciais de luz (SLM - spatial light modulator).
A inovação da equipe japonesa consistiu em começar a superar essa deficiência combinando duas tecnologias: a projeção holográfica digital e uma tela de filme fino que funciona como meio de projeção transparente. E esta tela, além de permitir a visualização de vários ângulos, pode ser fabricada em grandes dimensões.