Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/11/2011
Ciência espacial
A revista científica Europhysics Letters recebeu um artigo científico histórico: o primeiro a ser submetido do espaço.
Embora a exploração Espacial já tenha resultado em uma enormidade de artigos científicos, eles sempre foram elaborados e transmitidos para publicação aqui da superfície.
Na última semana, Sergey Alexandrovich Volkov, que está na Estação Espacial Internacional, submeteu um manuscrito que descreve um experimento realizado na própria Estação.
O experimento analisou as propriedades de plasmas complexos em condições de microgravidade.
A pesquisa é fruto da colaboração de 29 missões individuais, realizadas ao longo dos últimos 10 anos, por pesquisadores da Alemanha e da Rússia, sempre a bordo da Estação Espacial.
Velocidade do som em plasmas complexos
"Eu certamente espero atrair mais pesquisas de excelência vindas além do globo terrestre. É claro, é improvável que venhamos a receber muitos manuscritos da Lua, ou além dela, no futuro próximo. Mas talvez as primeiras missões a Marte venham a tempo de submeter um manuscrito para o ano do jubileu de ouro da Europhysics Letters, em 2036," escreveu Michael Schreiber, editor da revista.
O primeiro artigo científico vindo do espaço foi aceito e publicado no exemplar de 11 de Novembro da revista.
O artigo relata medições da velocidade do som no interior de plasmas complexos.
A medição da velocidade do som é uma ferramenta importante para caracterizar a estrutura, as propriedades e o comportamento de determinados materiais - sua elasticidade, por exemplo.
Sob a gravidade normal da Terra, é possível estudar apenas finas camadas superficiais dos plasmas complexos. Sob a microgravidade do espaço, por outro lado, é possível fazer pesquisas em 3D no material.