Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/04/2018
Piezomagnético
Materiais piezoelétricos, que geram uma corrente elétrica quando comprimidos ou esticados, são familiares e amplamente utilizados: isqueiros que acendem quando você pressiona um interruptor, microfones, sensores, motores e uma infinidade de outros usos.
Agora, um grupo de físicos encontrou um material com uma propriedade similar, mas para o magnetismo.
Esse material "piezomagnético" altera suas propriedades magnéticas quando submetido a esforços mecânicos.
Tanat Kissikov e Matthew Lawson, da Universidade da Califórnia em Davis, nos EUA, estavam estudando um composto de bário-ferro-arsênio - BaFe2As2 -, que se torna supercondutor a uma temperatura de cerca de -248º C quando dopado com pequenas quantidades de outros elementos. Este tipo de supercondutor baseado em ferro é interessante porque, embora tenha que ser mantido muito frio para funcionar, pode ser esticado para fabricar fios e cabos.
Nemático, supercondutor e piezomagnético
O BaFe2As2 é o que se chama de "cristal nemático" porque sua estrutura passa por uma transição de fase antes de se tornar supercondutor - sua estrutura cristalina vai de uma configuração quadrada para uma configuração retangular.
A surpresa veio quando a dupla estudava o material usando ressonância magnética nuclear (RMN). Eles o esticaram para ver se poderiam forçá-lo para a configuração retangular. O que ocorreu, porém, foi que as propriedades magnéticas do BaFe2As2 mudaram à medida que a amostra era esticada.
Em seu estado natural, o material não é um imã - os spins dos seus átomos apontam em direções opostas alternadas, o que o torna antiferromagnético. Mas a direção desses spins magnéticos muda de maneira mensurável quando sob estresse, aparentemente saindo do plano, fazendo emergir o piezomagnetismo.
Até o momento, não há uma teoria para explicar esses resultados. A equipe está procurando por outros materiais que possam apresentar o piezomagnetismo e ver se a tensão mecânica pode afetar as propriedades supercondutoras do material - os experimentos não foram realizados na temperatura em que o material piezomagnético se torna supercondutor.
Em termos práticos, a descoberta pode ter aplicações virtualmente tão amplas quanto as dos materiais piezoelétricos. Uma das possibilidades é uma nova forma de detectar a deformação em materiais críticos, como peças estruturais de aviões, aponta a equipe.