Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/07/2023
Condutividade térmica ajustável
Pesquisadores alcançaram um controle inédito no fluxo de calor que um material conduz, alterando a condutividade térmica do material em tempo de voo.
Normalmente, a condutividade térmica de um material é um valor constante e imutável. Nos últimos anos, contudo, tornou-se possível a criação de transistores térmicos, de um interruptor para desligar o calor e até fazer o calor mover-se do frio para o quente.
Yingying Zhang e colegas da Universidade de Minnesota, nos EUA, conseguiram agora controlar a passagem de calor por um material na faixa de amplitude mais larga já obtida até hoje, e fazer isso por um processo de etapa única.
"Com esta pesquisa, alcançamos um ajuste recorde da condutividade térmica, mostrando a possibilidade de um gerenciamento térmico eficaz e do consumo de energia nos dispositivos eletrônicos que as pessoas usam todos os dias. Um sistema de gerenciamento térmico bem projetado e funcional permitirá uma melhor experiência do usuário e tornará os dispositivos mais duráveis," disse Xiaojia Wang, membro da equipe.
Eletrônica do calor
O material chave para o controle térmico é conhecido como cobaltita de lantânio-estrôncio (La0.5Sr0.5CoO3), frequentemente usado em células de combustível.
O dispositivo foi construído usando um processo no qual os íons são direcionados para a superfície do material, o que permitiu sua manipulação com uma baixa voltagem. Com uma tensão de apenas 4 volts, a condutividade térmica do material pode ser alterada por um fator de 5.
O controle de estado sólido da condutividade térmica é de interesse excepcional para novos componentes, como diodos e interruptores térmicos, que estão sendo pesquisados para a emergente eletrônica do calor, ou fonônica.
"Este novo trabalho aplica esta abordagem no domínio das propriedades térmicas, onde o controle elétrico do comportamento físico é menos explorado. Nossos resultados estabelecem uma condutividade térmica continuamente ajustável com baixa potência em uma faixa impressionante, abrindo potenciais de aplicações em dispositivos bastante empolgantes," disse o professor Chris Leighton.