Agência Fapesp - 07/01/2011
Bolsas de estudo
A Universidade de São Paulo (USP) assinou um convênio de colaboração acadêmica, para o período de 2011 a 2015, com o Programa Santander Universidades.
O acordo prevê o incremento aos programas já desenvolvidos em parceria entre as instituições, tais como bolsas de mobilidade internacional, de ensino de espanhol, de iniciação científica e de pré-iniciação científica.
Entre as novas iniciativas está a criação do Centro de Estudos Ibero-Americano, a concessão de 2 mil bolsas de ensino do idioma mandarim, o oferecimento de 40 bolsas Jovem Pesquisador e de 60 bolsas Ibero-Americanas e a instituição do 1º Prêmio São Paulo de Ciências Humanas.
Discursos
O reitor da USP, João Grandino Rodas, destacou que os projetos previstos no convênio vão ao encontro dos investimentos feitos pela universidade paulista com vistas à internacionalização, principalmente no que se refere ao novo Centro de Estudos, que propiciará a um professor e três alunos estrangeiros a possibilidade de realizar pesquisas científicas nos campi da USP a partir de 2011.
Por sua vez, o presidente mundial do banco Santander, Emilio Botín, ressaltou a importância da USP no contexto do ensino superior brasileiro, enfatizando a ampliação da colaboração entre as duas instituições com a assinatura do convênio.