Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/07/2022
Microfone MEMS
Pesquisadores coreanos criaram um novo tipo de microfone usando materiais poliméricos sobre MEMS, ou sistemas microeletromecânicos, que são essencialmente máquinas ultraminiaturizadas.
Todos os nossos celulares já usaram microfones que são MEMS, mas todos são feitos de silício, que é rígido - é difícil dobrar o diafragma ou o microfone conforme desejado e isso interfere na capacidade de detecção de som do dispositivo.
A equipe superou essa limitação criando um MEMS usando materiais poliméricos, que são mais flexíveis do que o silício e podem ser projetados em qualquer formato.
Com uma espessura de apenas algumas centenas de micrômetros, o microfone pode ser fixado em grandes superfícies ou mesmo diretamente na pele.
Mas o grande ganho com a flexibilidade do polímero está na sensibilidade auditiva do microfone, maior do que a dos ouvidos humanos, ao mesmo tempo em que reconhece os sons ao redor e a voz do usuário sem distorções.
Além disso, o microfone pode detectar tanto sons altos, acima de 85 decibéis, uma faixa que causa danos auditivos, quanto sons de baixa frequência, que os humanos não conseguem ouvir.
Microfone para a pele
Segundo a equipe, o novo sensor acústico tem aplicações potenciais em dispositivos vestíveis de reconhecimento de voz para a internet das coisas, interfaces humano-máquina e robôs.
Para demonstrar isto, a equipe planeja criar uma pele eletrônica auditiva integrando-a com sensores de pressão e temperatura acopláveis à pele, telas flexíveis e outros.