Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/06/2017
LEDs orgânicos
Os OLEDs - LEDs orgânicos, ou à base de carbono - tornaram-se rapidamente os preferidos da indústria graças à sua eficiência e baixo consumo.
Sua adoção em mais larga escala, contudo, vem sendo retardada pelos altos custos de fabricação necessários para alinhar adequadamente as emissões em vermelho, verde e azul.
Zachariah Page e Craig Hawker, da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, em conjunto com engenheiros da Dow Chemical, acharam agora uma solução para essas dificuldades.
A equipe desenvolveu uma técnica de fabricação de OLEDs que funciona praticamente toda em meio líquido. Os processos baseados em soluções - que usam compostos em dissolução em solventes ou água - são os preferidos da indústria química porque eles são mais baratos e mais adequados para a fabricação em larga escala.
Fotocatalisador
Tudo começa com um substrato de óxido de índio e estanho, no qual são marcados locais específicos para a síntese dos polímeros que darão origem aos OLEDs - lembre-se que a eletrônica orgânica também é conhecida como "eletrônica de plástico".
Essa marcação é feita por luz, graças à utilização de fotocatalisadores de irídio, que cumprem dois papéis: primeiro, como catalisadores para a síntese dos polímeros emissores de luz e, em seguida, como um dopante necessário para as próprias matrizes de OLED.
A equipe demonstrou a viabilidade técnica do processo fabricando matrizes de OLEDs multifacetados totalmente funcionais. Eles afirmam que seu método poderá permitir a fabricação de OLEDs de alto rendimento usando várias tecnologias, incluindo a impressão a jato de tinta.