Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/01/2017
Óculos eletrônicos
Os óculos eletrônicos, com lentes capazes de ajustar o foco automaticamente, ficaram mais versáteis.
Enquanto os modelos anteriores podiam chavear entre uma posição e outra - por exemplo, entre a visão de perto e a visão de longe -, um novo protótipo ajusta o foco automática e continuamente, de acordo com o que a pessoa está vendo.
"A maioria das pessoas que usam óculos para leitura precisam ficar colocando-os e tirando-os o tempo todo. Você não precisa fazer isto mais. Você coloca estes óculos, e a visão estará sempre clara," garantem Carlos Mastrangelo e Nazmul Hasan, da Universidade de Utah, nos EUA.
O cristalino do nosso olho é uma lente com um sistema de foco automático imbatível. Mas, conforme envelhecemos, ele vai perdendo sua capacidade de autofoco, o que faz com que a maioria das pessoas passe a depender de óculos de leitura ou óculos bifocais. O objetivo da equipe é dar às lentes a mesma capacidade do cristalino.
Lente com foco automático
Hasan e Mastrangelo construíram lentes de glicerina, um líquido espesso e incolor, que fica encapsulado por membranas flexíveis de borracha na frente e atrás. A membrana traseira em cada lente é conectada a três atuadores mecânicos transparentes que a empurram para a frente e para trás, alterando a curvatura da lente líquida e, portanto, a distância focal entre a lente e o olho.
No primeiro uso, os usuários precisam programar os óculos, o que é feito por meio do celular e de uma conexão Bluetooth: um aplicativo permite informar o grau padrão de correção, obtido na receita médica, ao redor do qual os óculos irão se reajustar para garantir sempre a melhor visão.
No centro da armação há um medidor de distância por infravermelho, que mede a distância da lente ao objeto logo à frente. Quando o usuário dirige os olhos para um objeto, o medidor mede instantaneamente a distância e diz aos atuadores como eles devem curvar as lentes. As lentes conseguem reajustar a distância focal, mudando o foco de um objeto para outro, em 14 milissegundos. Uma bateria recarregável alimenta o sistema, com uma durabilidade de cerca de 24 horas por carga.
O protótipo funcionou bem, mas é bem feinho - a dupla afirmou que já está se dedicando a incorporar um novo design que torne seus óculos eletrônicos mais agradáveis de serem olhados também.