Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/09/2013
Observatório Gaia
O longamente esperado Observatório Gaia já chegou à Guiana Francesa, de onde será lançado ao espaço até o final deste ano.
Em uma missão de cinco anos, a tarefa do telescópio será nada menos do que mapear as estrelas da Via Láctea, com uma precisão sem precedentes.
O principal objetivo do observatório Gaia é criar um mapa a 3D muito preciso da nossa galáxia por meio da observação repetida de bilhões de estrelas, de modo a determinar as suas posições precisas no espaço e o seu movimento através dele.
Com uma amostra tão representativa da galáxia, os astrônomos esperam poder inferir as propriedades de toda a galáxia, sobretudo sua origem e evolução.
Outras medições irão avaliar as propriedades físicas de cada estrela, incluindo a temperatura, luminosidade e composição.
Mas, como estará sempre de olhos abertos, o observatório Gaia também deverá revelar dezenas de milhares de objetos que ainda não foram vistos, incluindo asteroides no nosso Sistema Solar, planetas à volta de estrelas vizinhas e explosões do tipo supernovas.