Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/09/2017
Eletrocalórico
Um dispositivo leve e flexível usa as propriedades eletrostáticas de uma fina película de polímero para fornecer uma excepcional energia de resfriamento.
Esta pode ser uma alternativa para a secular tecnologia a compressor das geladeiras e ar-condicionados atuais, que gastam muita energia, e aos materiais eletrocalóricos e magnetocalóricos, que apresentam uma mudança de temperatura reversível sob um campo elétrico, mas que ainda custam caro e não são muito eficientes.
Rujun Ma, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, identificou um tipo de polímero ferroelétrico que apresenta um grande grau de mudança de entropia, e usou o material para criar uma película fina.
Ele fabricou camadas do filme e as colocou entre uma fonte de calor e um dissipador de calor. Quando um campo elétrico é aplicado através do filme, sua temperatura aumenta. O calor é transferido através do filme para o dissipador de calor, o que resulta em um efeito de resfriamento.
Resfriando bateria de celular
O desempenho deste dispositivo simples e leve torna a tecnologia de refrigeração de estado sólido competitiva com outras técnicas, especialmente para refrigerar sistemas em pequena escala.
A equipe demonstrou isto fabricando um dispositivo que se conforma à bateria de um celular. O protótipo manteve a bateria 8° C mais fria em condições normais de operação.