Com informações da Agência Brasil - 21/09/2018
Futuro do trabalho
O Ministério do Trabalho lançou uma consulta pública para ouvir a sociedade sobre as futuras relações de emprego.
Durante as próximas semanas, os cidadãos poderão enviar propostas sobre três grandes temas:
A consulta pública não possui um padrão específico, mas os interessados deverão responder especificamente sobre os três temas.
O processo está sendo coordenado pelo Comitê de Estudos Avançados sobre o Futuro do Trabalho, criado para "discutir e propor formas de proteção ao emprego diante do avanço da automação". O grupo é formado por representantes dos poderes Executivo e Judiciário, de instituições acadêmicas, sindicatos e entidades de classe. O prazo para apresentação do relatório final dos debates é 23 de novembro.
Até o final dos trabalhos, o comitê pretende promover encontros regionais e audiências públicas em cidades como São Paulo, Florianópolis e Recife. A indústria 4.0,a inteligência artificial e a economia compartilhada estão entre os temas que serão discutidos pelos integrantes do comitê.
Visões sobre o futuro do trabalho
Na primeira reunião do comitê, os integrantes do grupo assistiram a estudos e trabalhos técnicos apresentados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Conferência Nacional da Indústria e Observatório Nacional do Mercado de Trabalho.
Dentre os textos compartilhados estão artigo do Ipea sobre a economia digital e o futuro do trabalho, estudo da CNI (Confederação Nacional da Indústria) sobre inovação tecnológica e emprego e iniciativas sobre o tema da Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT).
O próximo encontro está previsto para o dia 2 de outubro, quando os membros do fórum deverão analisar as apresentações feitas na primeira reunião.
Para enviar contribuições sobre os assuntos relativos ao grupo, basta enviar um e-mail para futurodotrabalho@mte.gov.br.